MEDIA, MODOS E APRENDIZAGEM
O impacto da multimédia no ensino, seja online ou face-a-face, depende de certos princípios. São estes:
1. Princípio Multimédia: aprendizagem a partir de palavras com gráficos ou imagens do que de palavras isoladas.
2. Princípio de contiguidade espacial: aprendizagem a partir de palavras e imagens correspondentes que são apresentadas lado a lado na página ou no ecrã.
3. Princípio da contiguidade temporal: aprendizagem feita quando palavras e imagens correspondentes são apresentadas em simultâneo em vez de sucessivamente.
4. Princípio da coerência: aprendizagem feita quando palavras estranhas, imagens e sons são excluídos em vez de incluídos.
5. Princípio da modalidade: aprendizagem a partir de animação e narração sonora em vez de animação e texto no ecrã.
6. Princípio da redundância: aprendizagem a partir de animação e narração do que uma combinação de animação, geração e texto no ecrã.
7. Princípio das diferenças individuais: os efeitos do desenho são mais fortes para alunos com baixos conhecimento do que alunos com muitos conhecimentos, e para alunos com elevada capacidade espacial do que para alunos de baixa capacidade espacial.
Ferramentas Específicas e algumas características
Alguns exemplos de ferramentas online são: impressão e texto, vídeo e gráficos, áudio, dispositivos móveis como PDAs e smartphones e Internet.
- Impressão e Texto: Ainda não existe meio mais omnipresente do que a impressão. A impressão fez parte do primeiro mecanismo do ensino (livro) e livros foram os primeiros bens de produção em massa.
- Gráficos e Vídeo: Pesquisas anteriores mostraram que os gráficos podem aumentar a motivação dos utilizadores. Além disso, os gráficos não animados combinam com o elevado conteúdo de informação com baixa produção e distribuição de custos.
- A Utilização da Videoconferência: As sessões de videoconferência acrescentam uma sensação de envolvimento direto e presença física entre os alunos geograficamente dispersos e providenciam oportunidades para uma aprendizagem de qualidade e oportunidades de aprendizagem interativa e ao vivo para lugares distantes, incluindo a disponibilização de especialidades na totalidade a alunos distantes.
- Utilizando a teleconferência: Encoraja a presença social e a coesão entre os utilizadores, e pode incrementar a motivação, permite a partilha de recursos visuais, incluindo demonstrações, torna a aprendizagem colaborativa mais atrativa e praticável, pode ajudar no ensino de conceitos abstratos, demorados, arriscados ou desconhecidos.
- Áudio: IPods, Leitores de MP3 e VoIP : O serviço de download de áudio da Apple, o IPod, tornou-se o padrão para a musica portátil. Em comparação, versões anteriores do Zune, o IPod concorrente da Microsoft, não foram capazes de receber podcasts ou downloads de vídeos.
O uso do áudio no ensino levanta desafios técnicos no que toca ao armazenamento e à largura de banda, tal como nos aspetos pedagógicos. O áudio online pode ser particularmente útil no ensino por várias razões. Ainda que o áudio em muitos formatos possa ser assíncrono (DVD, IPod, blogues) e por isso unidirecional e não interativo, estes formatos de difusão e acesso oferecem um controlo significativo do aluno. Os DVD persistem porque são relativamente fáceis e baratos de produzir e enviar, mas o áudio e vídeo que são descarregados da Internet são mais acessíveis para o utilizador final e crescentemente preferidos pelos utilizadores.
- PDAs: A futura direção mais provável, pelo menos num médio prazo, para o vídeo no ensino online pode ser visto como recurso aos Personal Digital Assistants (PDAs), smartphones e outros dispositivos manuais. Os PDAs são pequenos, sem fios, bons recetores de Internet e que apesar do seu tamanho, podem suportar vídeos de dimensão de filme.
- A Internet: A aprendizagem online quase sempre se associa a uma aprendizagem pela Internet, que oferece iguais vantagens e desafios aos educadores e orientadores. O facto de que a Net pode ser modificada pelos próprios professores, pode ser adaptada às necessidades individuais dos estudantes e pode apoiar significativamente a colaboração e interação também a torna uma ferramenta de aprendizagem potencialmente poderosa.
Sem comentários:
Enviar um comentário