http://www.bolsademulher.com/files/2013/01/crianca-tecnologia-tablet-650x350.jpg

terça-feira, 4 de junho de 2013

Sherry Turkle: Connected, but alone?


Depois de ter visto o vídeo de Sherry Turkle: “Connected, but alone”, dá para pensar em algumas coisas e tirar algumas conclusões de situações ligadas às novas tecnologias de hoje em dia.
Atualmente, se pensarmos nas situações das famílias modernas, a conclusão mais geral que se pode tirar é que existe cada vez mais uma falta de comunicação entre irmãos ou pior ainda, entre pais e filhos. Essa falta de comunicação acaba por afastar as pessoas e apesar de estarem juntos, estão isolados. Até num dos momentos que poderia ser a altura em que se punha a conversa em dia, como nas refeições, não há proibição do uso de telemóveis nem de quaisquer tecnologias. E nem se pode por a culpa apenas nas crianças e nos jovens pois os pais também começam a usar tanto ou mais as tecnologias como os filhos.
Hoje em dia toda a gente tem telemóvel e quase que é obrigatório ter por exemplo uma página de Facebook. Há várias formas de aceder à internet, ao facebook, em todo o lado até nas ruas, nos trabalhos e na escola se pode mandar mensagens escritas. Os telemóveis parece que se tornam um bem essencial e são dados às crianças cada vez mais pequenas. As pessoas dormem junto dos telemóveis e estes são levados para todo o lado.
Pode dizer-se que estamos numa época em que as tecnologias mudam as pessoas e mudam as relações entre as pessoas. Parece que as tecnologias nos dão mais atenção e nos ouvem quando mais ninguém nos ouve, esperamos mais da tecnologia do que uns dos outros. Existem pessoas que se refugiam na tecnologia de forma a se esconderem de outras pessoas. É por vezes uma forma de mostrar que se quer estar sozinho e não falar com ninguém.

Existe ainda hipótese de tentar que a nova geração, apesar de esta estar mais preparada para as novas tecnologias, evite a falta de contacto principalmente com a família. Existem regras fundamentais para que isso funcione. Não deixar de parte estas novas oportunidades as redes sociais, nem as pesquisas muito mais simplificadas, mas ter tempo principalmente para a vida real.




Sem comentários:

Enviar um comentário